Santa Maria - Locais de Visitação



Centro E. Fé e Amor
O Centro Espírita Fé e Amor construído por volta de 1920 por doação de Jovino Gonçalves de Araújo, filho caçula do capitão São Roque, seu sucessor no casarão e casado com a sobrinha Leopoldina Geovana de Araújo, filha de Honorato Ferreira da Cunha e vó Micota. Lembrando que até esta data as reuniões ocorriam na casa dos camponeses e a sede funcionava na casa do Sinhô Mariano. As atividades espíritas de Santa Maria, nos anos seguintes, provocaram espanto, críticas e veementes protestos dos habitantes de Sacramento, Conquista e demais regiões circunvizinhas. Além de se tornar o pólo mediúnico e o berço da doutrina espírita no Brasil central. Os fatos inusitados que ocorriam ao lado da cura das doenças na época incuráveis, provocaram polêmicas e críticas cada vez mais acentuadas.

(...) Nesta época Eurípedes Barsanulfo era o maior intelectual da região e um exemplo de cidadão digno, honrado e religioso. "Tio Sinhô", com quem Eurípedes freqüentemente discutia os diferentes pontos de vista religiosos. Até então, Eurípedes era católico e "Tio Sinhô", espírita. E não podendo responder à todas as indagações de Eurípedes, pois Tio Sinhô era um homem rude do campo, este lhe apresenta um livro que poderia explicar a Eurípedes o que ele não conseguia fazer. Era um exemplar do Livro "Depois da Morte", que Eurípedes devora a leitura em uma noite e confessava-se empolgado com a lógica convincente do autor que é Léon Denis. Desde então, Eurípedes passa também a se interessar pelo estudo da nova doutrina e a participar das sessões mediúnicas na Fazenda de Santa Maria, quando, então, em uma destas, Eurípedes roga mentalmente o esclarecimento para suas dúvidas acerca das bem aventuranças, e que estas pudessem ser esclarecidas pelo Apóstolo João, o Evangelista. Assim, então, esta resposta acontece através de um médium semi-analfabeto o Aristides, numa linguagem sublime, onde finalmente Eurípedes compreendia, o mais perfeito código de consolações. O tio de Eurípedes, Sinhô Mariano, não só foi o grande líder a alavancar o despertar do sobrinho querido, mas durante todo o trabalho fecundo de Eurípedes forneceu a retaguarda mediúnica e o amparo necessário à realização da gigantesca obra intelectual, moral, religiosa, social e política liderada pelo professor. Santa Maria não é apenas o berço da doutrina espírita. Mas também, à companheira (...) Eurípedes Barsanulfo até quando se sentiu abandonado pelos alunos, professores, pais, amigos e familiares, ao se tornar espírita teve no tio Sinhô Mariano e demais confrades de Santa Maria o conforto, o apoio e a retaguarda para prosseguir em sua brilhante caminhada.
Fonte: http://www.conquista.mg.gov.br

Em 29 de novembro de 1997 foi fundado o Instituto Cultural Leopoldina Geovana de Araújo com sede no casarão que é também um museu. O instituto tem a finalidade de preservar a história de Santa Maria, estimular o desenvolvimento de atividades culturais, profissionalizantes e artísticas a todos sem distinção. Seu objetivo religioso está no dever de expressar observância aos ensinamentos da doutrina espírita.







Pousada Novo Alvorecer
A Pousada Novo Alvorecer “nasceu de um sonho que tive. Neste sonho havia um senhor com uma aparência serena e de barbas brancas que me mostrava um lugar com uma construção em formato da letra U, onde em toda a sua extensão haviam regos d'água, cascatas e um jardim florido muito lindo povoado de pássaros e de outros animais. Acordei durante a madrugada levantei-me e rapidamente tracei o desenho daquilo que pude guardar em minha mente. Esperei por dois anos até que consegui comprar este pedaço de terra localizada na Fazenda Santa Maria e nele resolvi concretizar o meu sonho e o meu ideal que é a Pousada Novo Alvorecer.”
(José Antônuio Bornato)


C A Bezerra Menezes
A pedra fundamental da Casa Assistencial Dr. Bezerra de Menezes foi plantada em 1º de maio de 1997. Um ano após, foi inaugurado o primeiro bloco e logo iniciou o atendimento. Na Casa Assistencial Bezerra de Menezes um projeto idealizado por Heigorina Cunha, que ganhou apoio de amigos e simpatizantes da líder espírita e foi em frente. A Casa conta com um composto de recepção, sala de reuniões, consultórios, farmácia e sanitários. ala de fisioterapia, a única em funcionamento, toda ala de piso antiderrapante, onde estão as salas para atividades fisioterápicas, banheiros próprios para receber pessoas com necessidades físicas (barras de apoio, portas amplas, etc), duas piscinas aquecidas, uma para crianças, outra para adultos, um amplo refeitório, cozinha industrial e lavanderia, tudo totalmente equipado. Nessa ala, conforme quadro de atendimento afixado, são atendidas pessoas semanalmente, em dois turnos. Todas as terças-feiras, o médico pediatra Gamaniel atende crianças no hospital. O terceiro bloco, destinado às internações, tem capacidade para 32 leitos, amplos quartos com as mais modernas camas hospitalares, amplos banheiros, todos adequados para todo tipo de pacientes, recepção, sala de visitas, sala de médicos e consultórios.

Trilhas e Cahoeiras Natureza rica e farta com biodiversidade abundante e belíssima vegetação natural da região.